28 de janeiro de 2009

Xeque - Mate

Meu corpo está aqui
Meus amigos jogam sinuca em uma mesa afastada, a cerveja faz o copo suar, os cigarros vão lotando cinzeiros até a boca, uma dupla silenciosa joga xadrez. Eu, sentado em um puff, dilacero a folha do caderno, palavras que parecem dentes afiados.
Esse é o nosso Q.G., lugar onde deixamos todos os problemas e frustrações do lado de fora, e nos entregamos a jogatina, ao blues, ao jazz e aos bons amigos.
Minha mente, bem... não posso dizer que está concentrada na jogada linda em que a bola 12 vai parar na caçapa três.
Me concentro em outra jogada, em outra oportunidade que pode trazer mais felicidade do que todas as bolas no buraco em uma tacada.
Mas olho o tabuleiro de xadrez, me imagino um rei preso no xeque - mate, e não há muito o que fazer, se não esperar o fim do jogo.
Meu desafiante no tablado quadriculado, trapaceiro desleal, não fez muito, apenas usou as jogadas corretas e me prendeu em um beco sem saída, onde posso perder minha rainha.
Me afogo então em mais um copo de cerveja, meio vazio, meio cheio, e vejo a próxima tacada de um amigo, certeira, direto onde queria, sem rodeios.
E então chego na solução para minha próxima jogada, porque o xadrez do mundo real é muito mais complicado, mas muito mais cheio de saídas para momentos como esse.
Me levanto, a noite termina, todos voltam para casa e eu para minha insonia.
O jogo continua, as peças estão postas, paço giz no meu taco, aguardo a próxima jogada.

3 comentários:

Nina disse...

vc tava bebendo e fumando? O.o

pelamor hein -.-''

Ana P. disse...

Esse negócio de jogar é mto BBB pra mim. Na verdade, não me sinto num jogo, me sinto perdida num tiroteio.

Sinto na verdade, que todo mundo sabe jogar, e eu, fico ali, perdida, sem saber praonde me mover, pq a brincadeira pra mim acabou faz tempo, e eu nem tive tempo de aprender as regras.

Bobagem... tudo uma grande bobagem sem fim. O segredo mesmo, acho que é viver. Como se não houvesse amanhã.

Ana P. disse...

Tá... na falta total e absoluta do que fazer, e cansada de falar de sentimentalismos inexistentes, resolvi indicar a sua pessoa humana pra um desses memês de blogueiros.

Se quiser saber o que é, passa lá: http://coletivodeideias.blogspot.com/2009/01/meme-again.html